Home » Evento: Diálogos Brasil-Berlim | O Brasil em meio a múltiplas crises

O Brasil passa por diversas crises simultâneas. No plano político, o avanço da extrema direita vem colocando as instituições e o convívio democráticos  permanentemente em xeque.  Do ponto de vista econômico, a estagnação que vigora desde 2015 vem sendo agravada pela crise vinculada ao Coronavírus na medida em que a negligência do governo federal facilitou a propagação descontrolada dos contágios. Do ponto de vista ambiental, o descuido estatal na aplicação e fiscalização da legislação pertinente e o debilitamento deliberado dos organismos de proteção ambiental levaram a uma crise ecológica sem precedentes. Essas crises múltiplas aprofundam-se e alimentam-se mutuamente, criando, para o país, um cenário de incertezas e distopias.

Diante deste contexto, cabe buscar tanto analisar os processos em curso quanto discutir e difundir junto à opinião pública interessada argumentos  e instrumentos que possibilitem a compreensão e a busca de superação dessas múltiplas crises. O objetivo deste ciclo de debates é, portanto, propiciar uma discussão qualificada entre especialistas, jornalistas, artistas, ativistas e parlamentares no Brasil e na Alemanha visando promover o esclarecimento e o aprendizado mútuos.

  1. Título e formato

O título da série de eventos “Diálogos Brasil-Berlim”  refere-se, por um lado, à organização do evento no âmbito das redes de  cooperação entre a Alemanha e o Brasil e que têm em pessoas e instituições sediadas em Berlim um de seus pontos de cristalização. Por outro lado, o ciclo de debates busca dar voz e corpo ao mal-estar amplamente sentido na Alemanha e internacionalmente a respeito dos atuais desenvolvimentos no Brasil após a fase de democratização bem sucedida, particularmente a partir dos anos 90.

As nove sessões agendadas incluem mesas-redondas e conferências  seguidas de comentários e discussão.  As discussões nas mesas-redondas consistirão em quatro apresentações de até 15 minutos de duração cada uma. As conferências terão uma duração de 25 minutos e serão seguidas por dois comentários de até 10 minutos cada um.  Após as apresentações, serão reservados 20 minutos para discussão entre os participantes do painel, seguidos de uma discussão de 40 minutos com base em perguntas da audiência, enviadas através do chat de transmissão do evento.

A série de eventos será realizada em português e alemão, com tradução simultânea e transmissão em live-streaming. Os eventos terão lugar uma vez por semana, às terças-feiras, 14-16h (horário de Brasília), 18-20h (horário de Berlim). 

Você pode se inscrever para participar via Zoom ou acompanhar a transmisão por nosso canal do YouTube. Os detalhes de cada mesa e links de inscrição estão em nossa página especial do evento.

Diálogos Brasil-Berlim – sumário da programação

Dezembro 2020
01 – O Brasil em meio à crise de COVID-19
08 – Guerras culturais e resistência política
15 – A democracia sob pressão

Janeiro 2021
12 – Meio-ambiente: destruição sem limites
19 – Relações campo-cidade: entre a agroexportação e a soberania alimentar
26 – Trabalho, precariedade e agravamento das desigualdades

Fevereiro 2021
02 – Direitos humanos sob ataque: desafios e perspectivas
09 – Alemanha-Brasil: convergências e divergências
16 – Perspectivas: reconstruindo nosso futuro comum