Mecila

Instituições

A Freie Universität Berlin (FU Berlin) – que assume o papel de coordenação do Mecila – é uma das principais universidades alemãs, tendo sido nomeada em 2007 e 2019 universidade de excelência dentro da Iniciativa de Excelência do governo alemão. A FU Berlin que se define como  uma “International Network University”, está trabalhando para expandir sua presença internacional com sete escritórios de representação estratégicos em: Pequim, Bruxelas, Cairo, Nova Delhi, Nova Iorque, Moscou e São Paulo.

Lateinamerika-Institut (Institute of Latin American Studies, LAI) da Freie Universität Berlin, fundado em 1969, é um centro de pesquisa e ensino com enfoque interdisciplinar nas humanidades e nas ciências sociais e especialização na América Latina e no Caribe. Nos últimos anos o LAI desenvolveu projetos colaborativos internacionais de longo prazo com parceiros latino-americanos, como as redes Entre Espacios/Zwischen RäumendesiguALdades.net e trAndeS.

Freie Universität Berlin (Berlim, Alemanha)

Uma das instituições acadêmicas mais antigas da Europa, a Universität zu Köln (Universidade de Colonia, UzK) é a segunda maior universidade da Alemanha e que manteve-se como uma universidade de ponta graças aos programas de excelência do país A internacionalização presta um papel vital na estratégia de desenvolvimento da universidades. Há quatro escritórios regionais da UzK, em Beijing, Nova Déli, Nova York e Pondicherry, além de uma quantidade significativa de alianças estratégicas com instituições acadêmicas em cada um dos continentes do mundo.

Centro Latinoamericano de Colonia (CLAC) da UzK conta com um exitoso programa de Area Studies dedicado aos estudos sobre América Latina. A universidade também conta com um departamento de história latino-americana, o Iberische und Lateinamerikanische Abteilung, Historisches Institut (Departamento de Historia Ibérica e Latino-americana). Foi a instituição gestora da rede de pesquisa “Research Network for Latin America: Ethnicity, Citzienship, Belonging” (financiada pelo Ministerio Educação e Pesquisa da Alemanha de 2010 até 2016). Em 2014 se instaurou o Global South Studies Center (Centro de Estudios del Sur Global, GSSC) na UzK, com a finalidade de centralizar  as pesquisas sobre África, Asia e América Latina da universidade, e promover a cooperação interdisciplinar com pesquisadores de destaque na Alemanha e nestas regiões.

Universität zu Köln (Colônia, Alemanha)

O Ibero-Amerikanisches Institut, Stiftung Preußischer Kulturbesitz (Instituto Ibero-Americano, IAI) é um centro interdisciplinar de intercâmbio acadêmico e cultural entre a Alemanha, a América Latina, o Caribe, a Espanha e Portugal. Ele abriga a maior biblioteca de pesquisa da Europa sobre países ibéricos, latino-americanos e caribenhos. A cada ano, mais de 70 cientistas internacionais são convidados a realizarem suas pesquisas no Instituto, usufruindo de sua infraestrutura única. O Instituto também desenvolve projetos de pesquisa e participa de vários projetos conjuntos com outras universidades (entre outros:  desiguALdades.netEULAC Focus, Cluster of Excellence “Image, Knowledge, Gestaltung: An Interdisciplinary Laboratory”).

A instituição possui uma extensa rede de contatos na América Latina e no Caribe, caracterizada por uma cooperação multifacetada em pesquisa, operação de bibliotecas e eventos culturais, bem como a participação em comitês internacionais. Além de laços de cooperação de longa data com todos os outros membros institucionais do Consórcio, o IAI também coopera com fundações políticas, ministérios de relações exteriores e ministérios da ciência, bem como com organizações que fornecem bolsas de pesquisa na América Latina e no Caribe. O Ibero-Amerikanisches Institut faz parte da Stiftung Preußischer Kulturbesitz (Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, SPK), uma fundação cultural de renome internacional, com museus, bibliotecas, arquivos e institutos de pesquisa, sendo um importante player das ciências humanas e sociais.

Ibero-Amerikanisches Institut (Berlim, Alemanha)

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das universidades públicas financiadas pelo Estado de São Paulo e uma das instituições acadêmicas mais destacadas do Brasil. Na USP, a pesquisa e o ensino são conduzidos em praticamente todas as principais disciplinas existentes. A Universidade tem longa experiência na gestão e implementação de projetos de pesquisa internacionais e coopera estreitamente com parceiros alemães, latino-americanos e outros parceiros internacionais.

Com base em acordos de cooperação, a USP mantém um programa muito ativo de intercâmbio de estudantes e pesquisa com a Freie Universität Berlin, a Universität zu Köln, o Ibero-Amerikanisches Institut, o El Colegio de México e o Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (CONICET / UNLP). Também conduz diversos projetos conjuntos de pesquisa com o CEBRAP como o Centro de Estudos Metropolitanos, criado em 2000 e sediado por ambas as instituições.

Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) é um instituto de pesquisa interdisciplinar de renome internacional para as ciências sociais e humanidades. O CEBRAP conta com cerca de 60 doutorandos e igual número de pesquisadoras/es seniores, professoras/es de três das principais universidades do estado de São Paulo: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O CEBRAP oferece uma excelente plataforma para o intercâmbio institucional local, bem como para redes no contexto regional e internacional. Além disso, o CEBRAP possui ampla experiência na obtenção de subvenções e gerenciamento de projetos de pesquisa internacionais com a Freie Universität Berlin, El Colegio de México, a Ford Foundation, UNDP, UNESCO, a União Europeia e a London School of Economics, entre diversas mais.

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (São Paulo, Brasil)

O Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (Instituto de Ciências Humanas e Sociais, IdIHCS) é um Instituto de Pesquisa conjunto do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas  (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, CONICET) e da Universidad Nacional de La Plata (Universidade Nacional de La Plata, UNLP). Com 330 pesquisadoras/es (sendo 170 seniores e 160 juniores) e 16 unidades de pesquisa, é o maior Instituto de pesquisa conjunta para as ciências humanas e sociais na Argentina. As/os pesquisadoras/es seniores estão envolvidos no ensino da graduação e pós-graduação da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, FAHCE) da Universidade.

A instituição tem relações de colaboração de longa data com os membros alemães e latino-americanos do consórcio e amplas redes de contato na Argentina e em toda a América Latina. Diversos acordos de cooperação já foram assinados com o Ibero-Amerikanisches Institut, a Universität zu Köln e a Universidade de São Paulo.

 

Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (La Plata, Argentina)

El Colegio de México (O Colégio do México, COLMEX) é um centro público de excelência para a pesquisa e o ensino na área das humanidades e ciências sociais, considerada, neste campo, a instituição de maior destaque internacional do México. Em 2001, recebeu o prestigiado Prêmio Príncipe de Astúrias para as ciências sociais. Atualmente, aproximadamente 300 pesquisadoras/es estão conduzindo pesquisas dentro da COLMEX e o mesmo número de pesquisadoras/es juniores é treinado.

Há intercâmbios de pesquisa ativos entre a instituição e a Freie Universität Berlin, o Ibero-Amerikanisches Institut e a Universität zu Köln. Um exemplo é o International Research Training Group “Entre Espacios” desenvolvido em conjunto com a Freie Universität Berlin e outras instituições. O programa é financiado pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (Fundação de Pesquisa Alemã, DFG ) e o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnologia (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, CONACyT).

El Colegio de México (Mexico City, Mexico)