FFLCH/USP, São Paulo
23 de outubro de 2025 | 19h (BRT)
Sala 8 – Prédio de Filosofia e Ciências Sociais – FFLCH/USP – São Paulo
Transmissão online
No dia 23 de outubro receberemos Denise Ferreira da Silva (New York University) na FFLCH-USP para a palestra “Reivindicações Ancestrais: Sobre liberdade, democracia, convivialidade e implicação”.
A filósofa e artista brasileira se juntará a nós para discutir subjugação global (colonial e racial). Através de uma reflexão sobre conceitos como liberdade, convivialidade e democracia, Ferreira especula, nesta palestra, sobre os princípios que orientam o nosso pensamento e o que eles fazem no que diz respeito ao problema que se propõem resolver. Mais especificamente, ela especula sobre a visão de que, se quisermos atender às demandas de descolonização (desocupação de terras e reparação trabalhista), se quisermos apreciar sua força ética, é necessária uma reorientação filosófica radical. Para contribuir para tal movimento, ela especula sobre uma mudança nos fundamentos do pensamento, que inclui uma explicação da existência que corresponderia a uma ruptura dos fundamentos da filosofia ocidental, como o colapso do metafísico e do ontológico no existencial, sem a presunção de separabilidade e determinação, que são pilares-chave da epistemologia moderna.
Denise Ferreira da Silva possui graduação em Sociologia (UFRJ), mestrado em Sociologia e Antropologia (UFRJ) e doutorado em Sociologia (University of Pittsburgh). Atualmente é professora vinculada à Universidade de Nova York (NYU). Sua pesquisa de doutorado originou o livro Homo Modernus: para uma Ideia Global de Raça (2022), publicado originalmente nos EUA (2007). No âmbito artístico, trabalhou com cinema e teve obras expostas em Bienais.