Mecila
24 Sep

Eleições no Brasil: o bolsonarismo está de volta?

Entre a renovação democrática e a tentação autoritária antes das eleições de 2026

Online

Acerca del evento

Após três anos e meio de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil apresenta um quadro contraditório: apesar dos avanços econômicos e do retorno à cena internacional, o país continua dividido e Lula não consegue atingir os índices de aprovação de seus dois primeiros mandatos. A condenação de Jair Bolsonaro não freou a extrema direita — ela está se reorganizando e, com Flávio Bolsonaro, surgem novas figuras de liderança. Ao mesmo tempo, as redes transnacionais da extrema direita se fortaleceram desde a posse do presidente Trump. É provável que elas também influenciem a campanha eleitoral brasileira. No entanto, também as forças de esquerda e progressistas do continente acompanham as eleições com muita atenção, dada a importância regional e global do Brasil.

O Brasil está diante de uma nova consolidação democrática — ou de um retorno da extrema direita ao poder?

A dez dias da eleição decisiva, gostaríamos de discutir, no âmbito dos Diálogos de Berlim sobre o Brasil (BBD), possíveis resultados eleitorais e cenários futuros. Para isso, convidamos você para um debate especializado online: no dia 24 de setembro de 2026, das 16h30 às 18h30.

O evento tem como objetivo promover um debate fundamentado e controverso, com participações da Alemanha e do Brasil, sobre o futuro da democracia brasileira. O debate terá como base um documento de cenários elaborado especialmente pela Dra. Camila Rocha, especialista em pesquisas eleitorais e extremismo de direita no Brasil, que será enviado após a inscrição.

No painel de abertura, daremos as boas-vindas a:

  • Dra. Camila Rocha, especialista em pesquisas eleitorais e extremismo de direita no Brasil e, atualmente, diretora científica do Center for Critical Imagination (CCI) no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
  • Adis Ahmetović, membro do Bundestag alemão, porta-voz de política externa da bancada do SPD
  • Prof. Dr. Sérgio Costa, professor universitário de Sociologia da América Latina no Instituto de Sociologia e no Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlim
  • Maria Clara Araújo dos Passos, pesquisadora em ciências sociais, afro-transfeminista brasileira, ativista e coordenadora de parcerias de mobilização do Black Feminist Fund

Moderação: Jan Souverein, diretor da FES Brasil

O evento contará com interpretação simultânea alemão–português.

Inscrições até 22/09/2026
Solicitamos que se inscrevam através do e-mail info.lak@fes.de
No dia 23/9/26, você receberá o link de acesso à sala do Zoom, bem como o documento sobre os cenários elaborado pela Dra. Camila Rocha
Caso não receba o e-mail, verifique sua pasta de spam ou entre em contato conosco pelo endereço info-lak@fes.de

Evento do departamento da América Latina e do Caribe da FES
Instituições organizadoras do Diálogo Berlim-Brasil: Forschungs- und Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika (FDCL)Lateinamerika Forum Berlin e.V.Heinrich-Böll-StiftungFriedrich-Ebert-StiftungMisereorBrasilienzentrum Lateinamerika-Institut / FU BerlinKooperation Brasilien e.V.Brot für die WeltMecilaForum für Umwelt und gerechte Entwicklung