Mecila

Rede Merian

Os Centros Merian – Maria Sibylla Merian Centres for Advanced Studies – são uma iniciativa financiada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) com o objetivo de estabelecer uma articulação entre instituições de pesquisa alemãs e instituições anfitriãs sediadas em diferentes locais do mundo.

Voltados para o desenvolvimento de estudos avançados em ciências humanas e sociais, os Centros Merian constituem uma cooperação de longo prazo entre as instituições participantes. Sua constituição interdisciplinar e intercultural serve de base para um trabalho orientado a reflexão e desenvolvimento de soluções para problemas sociais atuais.

Além do Mecila, outros três Centros Merian já se encontram estabelecidos, com sedes em Guadalajara (México), Acra (Gana), Nova Deli (Índia) e Túnis (Tunísia). Cada centro possui seu próprio nome, identidade e temáticas de pesquisa.

Maria Sibylla Merian (1647-1717) foi uma naturalista alemã com vasta produção de ilustrações sobre os seres vivos e suas transformações, em especial plantas e insetos. É em sua homenagem que os Centros Merian são assim nomeados.

Maria Sibylla Merian Center for Advanced Latin American Studies in the Humanities and Social Sciences
Guadalajara | Mexico

Maria Sibylla Merian Institute for Advanced Studies in Africa  – ‘Sustainable Governance’
Acra | Gana

M. S. Merian – R. Tagore International Centre of Advanced Studies in the Humanities and Social Sciences
Nova Delhi | Índia

Merian Centre for Advanced Studies in the Maghreb
Tunis | Tunísia