maria sibylla merian centre
conviviality-inequality in latin america
A pandemia do novo coronavírus é um desafio global, mas que encontra uma realidade particular de problemas a cada lugar que chega. Nessa primeira edição dos Diálogos Mecila, pesquisadores do Centro discutem as políticas adotadas por diferentes países (Alemanha, Brasil, México e Argentina) para lidar com o avanço da COVID 19 e como a pandemia reafirma as muitas formas que as desigualdades assume em cada lugar.
Participantes
Sérgio Costa é professor de sociologia na FU Berlin e um dos Pesquisadores Principais do Mecila. Suas áreas de interesse são a teoria social, sociologias pós-coloniais, racismo e antirracismo, desigualdade, convivialidade e diferença.
Laura Flamand é professora de ciências políticas no Centro de Estudos Internacionais do COLMEX e uma das Pesquisadoras Principais do Mecila. Suas pesquisas abrangem análise comparativa de instituições políticas, políticas públicas intergovernamentais, desigualdades sociais e estatística aplicada.
Marcos Nobre é professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas, Pesquisador do CEBRAP e um dos Pesquisadores Principais do Mecila. Seus interesses de pesquisa voltam-se para a filosofia política, teoria social e teoria crítica.
Juan Piovani é professor de sociologia na UNLP, pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET) e um dos Pesquisadores Principais do Mecila. Atuou na Comissão de Ciências Sociais da Unidade Coronavírus COVID-19 na produção do relatório de impacto social das medidas de isolamento do Poder Executivo Nacional.
Entrevista com Laura Flamand (2020): “Un sistema de salud universal contribuiría a disminuir las desigualdades acentuadas por la pandemia” (Letras Libres)