Mecila
Cover art-11

A Cinemateca Brasileira sofreu em 2021 o quinto incêndio de sua história. Desta vez as chamas atingiram não a sede principal, mas um galpão que abrigava em especial diversos documentos sobre a história institucional do cinema brasileiro. Isso não torna menor esse novo capítulo de destruição e crise desta instituição, e nos motiva a resgatar a importância e dilemas vividos pelas cinematecas na América Latina.

O que outras histórias de cinematecas na América Latina podem nos contar sobre o papel dessas instituições? Quais as dificuldades de se manter e desenvolver uma cinemateca? E como elas fazem parte da construção da cultura audiovisual?

Neste debate, nossos convidados discutem o papel das cinematecas não apenas como instituições de preservação da memória audiovisual, mas também como locais importantes para a pesquisa, difusão e mesmo produção de cinema.

Participantes

nicolas-suarez323-302

Nicolás Suarez é Pesquisador de Pós-doutorado Visitante no Mecila (2021), onde desenvolve o projeto Cinematecas latino-americanas: remapeando a política de preservação do cinema em contextos conviviais e desiguais. Doutor em literatura pela UBA (Universidade de Buenos Aires), foi também bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET);

patricia-mourao

Patrícia Mourão é Pesquisadora de Pós-doutorado no departamento de artes visuais da USP, onde trabalha sobre o papel do cinema no pensamento de Robert Smithson. Realizou o doutorado em cinema também pela USP, com bolsa sanduíche na Columbia University. Foi produtora e assistente de curadoria na Cinemateca Brasileira de 2008 a 2010.

Peter-Schulze-Living-on the-edge_ Wanezza-Soares-213

Peter W. Schulze é um dos Pesquisadores Principais do Mecila. É Diretor do Instituto Luso-Brasileiro e do Centro Mundo Lusófono da UzK. Também está regularmente envolvido no desenvolvimento e implementação de projetos culturais, tendo servido como jurado em festivais internacionais de cinema e como curador de eventos culturais.

Vá além

Leituras

Adirley Queiros, Affonso Uchoa, Cristina Amaral, Erik Rocha, Ewerton Belico, Luiz Pretti e Thiago B. Mendonça | Cinemateca, entre o deserto e a miragem (Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2021)

Carlos Augusto Calil | Com 5 incêndios e desprezo do poder público, história da Cinemateca virou pesadelo kafkiano (Folha de São Paulo, ago. 2021)

Eugenia Izquierdo | Cine y preservación: Los archivos cinematográficos en la Argentina, 1940-2001 (Imago Mundi, 2021)

Patrícia Mourão | No limbo do país do futuro (n-1 edições, 2020)

Filmes e vídeos

Alberto Alvares Guarani; Vincent Carelli | Resistência audiovisual: a lutas dos povos indígenas do Brasil (Mecila, Conferência Living on the Edge, 2020) 

Nicolás Suarez | Centauro (2016)

Nicolás Suarez; Juan Ignacio Fernández | Hijos Nuestros (2015)

Podcasts

G1 | Fogo na Cinemateca: memória destruída [com Cacá Diegues] (O assunto, ago. 2o21)

Créditos adicionais

Produção musical e edição por Gil Fuser | gilfuser.net

Áudios utilizados: TV Cultura, TV Record, TV Bandeirantes, CNN Brasil

Foto da capa: still frame da abertura do filme Persona (1967) de Ingmar Bergman