Mecila
25 Oct

Animais na cidade

Conversa com Nuno Ramos

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Acerca del evento

Orgs.: Jörg Dünne (Universidade Humboldt de Berlim/Mecila Senior Fellow), Ana Carolina Torquato (Mecila Junior Fellow)

O evento Animais na cidade: Conversa com Nuno Ramos acontecerá no dia 25 de outubro, às 17h30min, no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).  Na ocasião do evento, será exibido o vídeo-performance Monólogo para um cachorro morto de Nuno Ramos, (2008, 2010); após a exibição, os pesquisadores do Mecila, Prof. Dr. Jörg Dünne e Dra. Ana Carolina Torquato, conduzirão uma discussão sobre as dimensões éticas, estéticas e biopolíticas da obra artística e literária de Ramos em relação à vida animal. O tema que move o evento é a convivialidade entre seres humanos e animais dentro do âmbito urbano.

Nuno Ramos é um filósofo, escritor, artista e performer brasileiro. Sua obra multifacetada perpassa as diferentes formas de expressões artísticas e literárias. Sua extensa carreira artística tem repercussão nacional e internacional e foi exposta em espaços de grande visibilidade, como o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, a Bienal de Veneza e o Museum of Modern Art, de Nova York. Ganhador do Prêmio Portugal Telecom de Literatura por Ó (2008), a obra literária de Nuno Ramos é composta por contos, ensaios críticos, canções e pequenas narrativas. Algumas das suas principais publicações são O mau vidraceiro (Ed. Globo, 2010), Ensaio geral (Ed. Globo, 2007), O pão do corvo (Ed. 34, 2001) e Cujo (Ed. 34, 1993). A obra de Nuno Ramos explora os variados sentidos éticos como o panorama político contemporâneo, as relações entre animais humanos e não-humanos, e a vida no contexto do Antropoceno.

 

Jörg Dünne é Professor de Literaturas Românicas com foco em literatura em língua espanhola na Humboldt-Universität zu Berlin. Sua pesquisa se concentra em estudos literários e culturais do espaço, literatura e técnicas culturais, espetacularidade e catastrofismo, e literaturas no Antropoceno. Atualmente, ele está desenvolvendo um projeto sobre cães de rua na América Latina, como parte de sua bolsa de pesquisa no Mecila, em 2022.

Ana Carolina Torquato é Junior Fellow do Maria Sibylla Merian Centre (Mecila). Sua pesquisa é voltada para os estudos literários e para os Estudos Animais, as Ciências do Desastre, a Literatura Comparada e a Ecocrítica. Seu projeto de pesquisa junto ao Mecila explora os diferentes aspectos da convivialidade e desigualdade nas relações entre animais humanos e não-humanos em zoológicos e aquários.

Imagem: Nuno Ramos