UFBA, Salvador, BA, Brasil
[Parte da XV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul]
Mesa redonda Mecila | 07 de agosto | 9h | UFBA, Salvador, BA, Brasil
MR28 – Convivialidade e Desigualdade na América Latina: Críticas Etnográficas
Coordenação: Tilmann Heil (Mecila/Univ. Cologne/Cebrap) e Roberta de Queiroz Hesse (PPGAS-USP/Mecila/FU Berlin).
Comentadora: Mirian Alves de Souza (UFF)
Palestrantes: Ana Guggenheim Nunes Coutinho (CEBRAP – MECILA – SP), Letizia Patriarca (MECILA e Pagu/UNICAMP), Antonella Delmonte Allasia (UBA-CONICET).
Esta mesa busca reunir vozes de diferentes campos da antropologia para, a partir de suas críticas etnográficas, discutir múltiplas interdependências desafiadoras e especulativas entre convivialidade e desigualdade na América Latina.
A co-constituição da convivialidade-desigualdade em sociedades latino-americanas históricas e contemporâneas, vem sido o foco das discussões do Centro Internacional de Estudos Avançados – Mecila – composto por sete instituições na Argentina, Brasil, Alemanha e México, com sede no CEBRAP e na USP. Desse modo, nosso principal interesse está nos processos de negociação, legitimação, contestação e transformação das hierarquias existentes, a partir de como eles ocorrem em interações cotidianas e dentro de instituições. Partimos da premissa que agentes não existem antes das interações, mas somente por meio delas e que as estruturas e as interações são formadas mutuamente. Assim, entendemos as reflexões etnográficas como espaços privilegiados para destacar as configurações conviviais como um emaranhado entre convívio, diferença e desigualdade. As configurações conviviais-desiguais podem se referir a relações entre humanos ou a laços interdependentes entre humanos e não humanos, abrangendo animais, plantas, espíritos e artefatos. As apresentações procuram contribuir para uma discussão sobre como críticas etnográficas podem trazer aportes para corporificar os debates mais conceituais sobre convivialidade-desigualdade na América Latina.
XV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul
Retomar o Futuro – 04 a 08/08/2025
Sob o tema “Retomar o futuro”, convocamos a antropologia sul-americana a refletir sobre os desafios urgentes das crises sociais e ambientais que afetam o mundo. Inspirados pelas contribuições científicas e pelos saberes tradicionais dos povos, o encontro busca explorar caminhos concretos para “retomar o futuro” diante do horizonte agônico que por vezes se prenuncia.
Mais informação: XV Reunião de Antropologia do Mercosul – MR28 – Convivialidade e Desigualdade na América Latina: Críticas Etnográficas