Mecila
08 Nov

O Brasil na encruzilhada

Eleição entre democracia e autoritarismo

Debate virtual

Acerca del evento

No dia 30 de outubro de 2022 foi eleito um novo presidente do Brasil. O resultado foi muito apertado. Com menos de 2% de vantagem, o ex-sindicalista e ex-presidente por dois mandatos Luiz Inácio Lula da Silva, candidato de uma ampla aliança que vai da esquerda a setores da burguesia conservadora, venceu o atual presidente, Jair Bolsonaro. No entanto, 12 horas após o anúncio oficial do resultado das eleições, Bolsonaro ainda não tinha reconhecido sua derrota.

Sob o governo de Bolsonaro, de extrema-direita, o Brasil mudou: inúmeros militares ocupam posições de destaque no governo e no aparelho de Estado. Valores fundamentalistas se transformaram em política de Estado. A situação dos direitos humanos piorou, programas sociais foram desmontados e a pobreza cresceu outra vez. O balanço da questão ambiental, principalmente em relação à Amazônia, é catastrófico. Apesar disso tudo, Bolsonaro continua desfrutando de amplo apoio, como mostraram os resultados da eleição.

Os desafios para o novo governo são enormes. A democracia e o estado de direito precisam ser plenamente restabelecidos, a deterioração da situação social tem que ser revertida e a agenda ambiental necessita ser redefinida. Além disso, será preciso superar a profunda divisão política do país. Quais são as chances do governo Lula diante de uma maioria de apoiadores de Bolsonaro no congresso nacional e nos governos estaduais?

 

O evento ocorre via Zoom em Português com tradução simultânea para o Alemão.

Inscrição: https://lateinamerikaforum-berlin.de/veranstaltungen/brasilien-am-scheideweg/

Esta e outras perguntas vamos discutir com nossxs painelistas.

ESTHER SOLANO
DANDARA TONANTZIN
LETÍCIA RANGEL TURA
KENNEDY ALENCAR
Moderação de Didice Godinho Delgado & Luiz Ramalho (LAF Berlin)